top of page
  • ari3693

Fernando Martins


Fernando Antônio Cóssio Martins (1934/2020), jornalista profissional e funcionário público, carregava um grande orgulho na vida: ter trabalhado em todos os veículos impressos da Empresa Jornalística Caldas Júnior, quando a mesma foi dirigida por Breno Caldas. Teve passagens pela Folha da Tarde, em períodos intercalados, esteve na equipe da Folha da Manhã e depois no Correio do Povo, na época ainda com o jornal em tamanho standard.

Sua carreira na Caldas Júnior iniciou ainda na década de 60 na Folha da Tarde, quando entre tantas funções foi Chefe de Reportagem. No começo dos anos 70, assumiu a editoria de esportes da Folha da Tarde, imprimindo um novo estilo, trazendo ousadia e criatividade às páginas do setor. Foi trabalhar no Correio do Povo, na metade dos anos 70, onde ficou até o fechamento do jornal, em 17 de junho de 1984, em decorrência da falência da Caldas Júnior.

Contrariando todos os seus princípios, Fernando Martins aderiu à famosa greve dos funcionários da Caldas Júnior que reclamavam o pagamento dos salários atrasados, fato agravado no segundo semestre de 1983. Durante os 56 dias da greve histórica, que reuniu gráficos e jornalistas e foi posteriormente considerada legal, Fernando participava ativamente das assembleias, dos piquetes e das manifestações em frente ao prédio da empresa Caldas Junior, na rua de mesmo nome, número 219, mostrando entrosamento total com os colegas mais jovens.

Com o fechamento da Caldas Júnior, passou a dedicar-se mais às atividades de funcionário público na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde passou por diversos departamentos, mas encerrou sua trajetória na Gráfica, antes de aposentar-se. Foi ainda integrante da diretoria da Casa de Portugal, em mais de uma gestão, e do Hospital Beneficência Portuguesa.

Internado desde 22 de maio de 2020 no Hospital Mãe de Deus, faleceu em 29 de junho do mesmo ano, aos 85 anos, vítima de pneumonia, hemorragia digestiva e falência dos rins. Casado duas vezes, Fernando Martins deixou a esposa e a filha Mariane, do segundo casamento. Do primeiro, deixou os filhos: Sílvia Fernanda Peçanha Martins, Márcia Fernanda Peçanha Martins, também jornalista, e Fernando Antônio Cóssio Martins Júnior, quatro netos e dois bisnetos. Por Márcia Fernanda Peçanha Martins


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page